Foto: Charles Guerra (Divulgação)
O 2º Regimento de Polícia Montada (2º RPMon) abriu 12 Inquéritos Policiais Militares (IPM) para apurar denúncias de abuso de autoridade feitas contra policiais no exercício da profissão em São Gabriel. Isso fez com que esses profissionais fossem afastados temporariamente por pelo menos 30 dias, prazo das investigações, o que impactou o trabalho da Brigada Militar (BM) no município.
Morte de amigo foi o que levou a assassinato em São Gabriel, diz polícia
Diante da situação, o 2º RPMon determinou que fosse feito o patrulhamento único, ou seja, o trabalho convencional da BM e da Patrulha Tático Móvel (Patamo) se daria da mesma forma. Na prática, há restrição na atuação da Patamo.
No entendimento do comando, há necessidade de tal abordagem porque se descobriu que as denúncias feitas contra os policiais vinham sendo "arquivadas" sem que chegassem até ele, ou seja, "se perdiam" no caminho entre São Gabriel e Santana do Livramento, onde fica o 2º RPMon. Isso resultou no afastamento de um oficial, que tem contra ele um dos 12 inquéritos abertos.
Assassinato de jovem em São Gabriel foi encomendado, diz polícia
O 2º RPMon afirma que nenhuma denúncia deve ser deixada de lado, e que a BM prima pela transparência e, por isso, quer que a comunidade confie na instituição e que continue denunciando quando achar necessário.